quinta-feira, novembro 27, 2008
FIM DE ANO ... LEIA !!!
Provas! Exames!
Aprovados! Reprovados!
Fim de ano letivo, começo de férias.
Férias para o aluno, porém preocupação para os professores.
Refiro-me aqui aos professores ACTs em especial, que a cada fim de ano sofrem com o começo de uma tortura chinesa, como diz Clarice Lispector em seu conto "Felicidade Clandestina", ficar sem trabalho e enfrentar as filas para o próximo ano letivo.
É angustiante não saber se será ou não chamado para o próximo ano letivo. Aqui, alí ou lá... Tanto faz!
Experiência própria!
Eu também passei diversas vezes por esta situação.
O professor ACT come o pão que o diabo amasssou... com os pés... ainda por cima.
Esta é a parte mais difícil para este ser tão único e tão igual ao mesmo tempo...
Figura rara! É claro que não hoje em dia, mas em breve!
O professor, não importa se é concursado ou não, é peça muito importante na engrenagem social, pena que a vontade política relacionada aos problemas enfrentados pelo magistério, seja tão pequena.
HAVERÁ DE HAVER UM DIA,
UM HERÓI,
NÃO NECESSARIAMENTE O SUPER-HOMEM,
MAS QUE TENHA
A VISÃO,
A CORAGEM,
E O AMOR,
QUE O SUPER-MAN
TINHA PELO SEU POVO.
QUE FAÇA CUMPRIR A LEI ,
SEM DELONGAS...
SEM DEMORA.
APENAS QUE CUMPRA
UMA ÚNICA VEZ
SEM QUESTIONÁ-LA.
Ionara S.Schenatto
sexta-feira, novembro 21, 2008
ORIGENS...
O resgate as origens...
quarta-feira, novembro 19, 2008
terça-feira, novembro 11, 2008
O CEJA É SHOW !
Após o Festival, houve o sorteio da Rifa e em seguida o encerramento das atividades do III Show de Talentos do CEJA com grande baile animado pelo Musical Universo, de Horizontina - RS.
domingo, novembro 09, 2008
REFLEXÃO... O que dizer...
Olhar de cara feia para alguém pode trazer conseqüências graves... Que é isso?
Parece que virou "moda" sequestar, manter uma pessoa refém, jogar crianças pela janela do 6ºandar, matar a ex-esposa no Shooping, matar crianças, esquartejá-las e colocá-las em uma mala ou em uma caixa de papelão...
Que vergonha!
Que país que não toma jeito, que sociedade hipócrita, justiça sem justiça, democracia sem democracia.
Será que tenho o direito de pensar assim!?
Cada vez que vejo o noticiário, fico mais e mais angustiada. Meu Deus! O que está acontecendo!?
O povo está pasmo diante dos acontecimentos, não reage... Palavras... palavras... sufocado... !!!
Chega!
Está na hora de clamarmos por medidas que previnam tudo isso, para que mais tarde, o próprio poder público não gaste tentando recuperar " os irrecuperáveis".
Chega!
Vamos dar um basta em tudo isso.
A vida de quem foi, vítima de um desses transtornados, não volta mais.
Sou mãe, educadora, cidadã, pago em dia meus impostos e quero deixar meu filho ir e vir da escola em segurança, sem medo. Coisa rara, hoje em dia.
Chega de gastar dinheiro com bobagem.
Investir na EDUCAÇÃO de qualidade nos fará ter a liberdade que tanto sonhamos, a segurança que tanto almejamos.
Livres... livres... livres!
quarta-feira, outubro 29, 2008
Amor!
terça-feira, outubro 28, 2008
AVE MARIA !!!
CUBRA COM TEU MANTO PROTETOR E NOS ACOMPANHE NA IDA E NA VOLTA. E CASO NÃO POSSA NOS ACOMPANHAR, MANDE UM ANJO DE LUZ PARA NOS GUIAR, POIS COM A TUA GRAÇA NADA PODERÁ CONTRA A NOSSA FÉ. AMÉM...
segunda-feira, outubro 27, 2008
BLOG DE AMIGOS
http://www.cejasaomiguel.blogspot.com/, http://www.rosiceja.blogspot.com/, http://www.wagneratp.blogspot.com/, http://www.vaniaenglishteacher.blogspot.com/, http://www.claudiaport.blogspot.com/, http://www.eebbrasinhadias.blogspot.com/,
terça-feira, outubro 21, 2008
SHOW DE TALENTOS -2008
Esta bela foto é da peça teatral apresentada na segunda noite do Show de Talentos, edição 2008, apresentada por alunos da turma de Libras, bem como, sua professora e seu instrutor. Foi uma belíssima apresentação.
quarta-feira, outubro 08, 2008
Professores no Curso de Estudos Regionais
O curso realizado na UNOESC foi muito interessante para os professores que atuam na disciplina de Estudos Regionais. A troca de experiëncias, a falta de um norte, os problemas foram divididos por todos. Percebemos que trabalha-se esta disciplina de formas multiplas, uma vez que o material e escasso ou melhor náo ha material pronto e acabado. Construimos alguns projetos e vamos manter contatos, pois a troca de experiëncias prevalece sempre...
Aos colegas do curso um grande abraco e tambem aos que ministraram o mesmo.
Eu... Família...Pessoas.. Momentos...
Eu... família... pessoas... momentos... A minha vida pode ter esta compos~ção. Amigos podem ser pessoas mais próximas ou menos próximas, em qualquer hora ou para uma hora específica... Da família ou nao,de perto ou de longe. Amigos são anjos espalhados.
sexta-feira, setembro 19, 2008
CANTAR FAZ UM BEM ENORME À ALMA...
AMIGOS PELA FÉ
Quem me dará um ombro amigo quando eu precisar?
E se eu cair, se eu vacilar, quem vai me levantar?
Sou eu quem vai ouvir você,
Quando o mundo não puder te entender.
Foi Deus quem te escolheu para ser
O melhor amigo que eu pudesse ter.
Amigos , pra sempre,
Dois amigos que nasceram pela fé.
Amigos, pra sempre,
Para sempre amigos sim, se Deus quiser.
Quem é que vai me acolher na minha indecisão?
Se eu me perder pelo caminho, quem me dará a mão?
Foi Deus quem consagrou você e eu
Para sermos bons amigos num só coração.
Por isso eu estarei qui,
Quando tudo parecer se solução.
Peço a Deus que te guarde
(Que te guarde, abençoe e mostre a sua face)
E te dê a sua paz.
( Dalvimar Gallo)
terça-feira, setembro 16, 2008
segunda-feira, setembro 01, 2008
domingo, agosto 31, 2008
Recontando Contos - Felicidade Clandestina
Os Textos ficaram ótimos...
Texto 1
Felicidade Clandestina
Na verdade eu não era tão feia como falavam. Eu era uma menina normal como as outras de minha idade. Tinha apenas uma diferença - pelo fato de ser filha do dono de uma livraria, minhas colegas pensavam que eu deveria saber tudo e devorar todos os livros da livraria de meu pai. Na verdade, eu já enjoará de tanto ler, não é porque elas me faziam companhia, que eu deveria emprestar os livros a elas.
Alugar livros e vendê-los era negócio de meu pai e não meu.
Conhecia aquela garota de vista, não sabia onde ela morava e o livro que ela queria emprestado era um dos livros mais caros da loja de meu pai, “Reinações de Narizinho” de Monteiro Lobato. Eu não queria emprestá-lo, pois se algum dano acontecesse ao livro, eu seria a responsável. Então, fui enrolando a garota, mas ela não desistia.
Um belo dia, minha mãe viu a menina a porta de nossa casa e, quando descobriu que era por causa daquele livro ficou horrorizada, pois sabia que eu nunca o havia lido. Refazendo-se, pegou o livro e disse que o daria de presente a ela.
Não sei se foi mais difícil ver a menina com o livro nas mãos ou ouvir que minha mãe a presenteara com o livro.
Nunca li aquele livro, porém percebi que mentiras, injustiças e falta de humildade não leva ninguém a lugar algum.
Aquela menina saiu saltitando com o livro em suas mãos, então percebi que nem sempre a felicidade é clandestina.
sexta-feira, agosto 29, 2008
II MOSTRA DE TRABALHOS DO CEJA
sexta-feira, julho 18, 2008
Tecnologias
Texto: “Vivendo nas contradições e incertezas” e “ A integração das tecnologias na educação” ( José Manuel Moran)
REFLEXÃO
Vivemos em um mundo de incertezas, inconformados e indiferentes. Buscamos algo que não sabemos ao certo o que é. Como diz Moran, somos muito diferentes.
É preciso respeitar as diferenças, pois nossas reações, motivações e comportamentos são distintos e, sabemos da necessidade de aprender com o novo.
O mundo moderno, com suas novas tecnologias, deixa o que era novo ontem, velho hoje. As coisas mudam instantaneamente. O que é bom hoje, amanhã pode não ser. Estamos encurralados, não temos saída. Ou nos credenciamos a aprender, ou seremos atropelados pelo progresso tecnológico, pelas novas gerações, as quais, incluem nossos filhos e netos. Temos a responsabilidade de aprender a aprender.
Segundo Moran, as mudanças que estão acontecendo na sociedade, mediadas pelas tecnologias em rede, são de tal magnitude que implicam, a médio prazo, em reinventar a educação como um todo, em todos os níveis e de todas as formas. A era digital chegou. Não temos mais tempo. Estamos atrasados!
(Link: www.eca.usp.br/prof/moran/)
Recontando Contos - Felicidade Clandestina
QUE SURPRESA!
O fascínio das adolescentes pela leitura pode acontecer de várias formas. O que me deixou curioso foi o interesse declarado por uma menina de classe média baixa pela leitura de um livro, o qual não tinha acesso. Eu, Monteiro Lobato, vou-lhes contar um fato que se passou no interior de Recife, o assunto desta história é um livro de minha autoria. Zé um homem trabalhador, dono de uma livraria, era o pai de Malvina, uma menina perversa e que achava-se no direito de humilhar suas amigas. A crueldade que ela exerceu sobre sua colega chamada “Pequitita” foi diabólica, pois não emprestava seus livros já que aquela menina era de uma família pobre, sem condições de comprar livros, mas com uma vontade imensa em saber.
Malvina, com seu ar de grandeza sente-se ameaçada por Pequitita, uma menina bonita, inteligente e com alegria de viver. Malvina não gostava dela e queria saciar a inveja que sentia por ela. Num momento propicio, Malvina descobriu que o desejo de Pequitita era ler o livro 'As Reinações de Narizinho' , que escrevi e que era enorme, pois trazia em seu interior páginas e páginas de pura aventura e emoção.
Foram-se dias à porta da casa de Malvina a espera do livro. A resposta era sempre a mesma; de que o livro não encontrava-se em suas mãos, que o havia emprestado a outra menina. Assim contrariava os desejos de Pequitita.
Um dia dona Clementina, mãe de Malvina, estranhou a presença daquela jovem que seguidamente estava à porta de sua casa. Resolvida a dar um fim a este problema, ordena que sua filha empreste o livro por tempo , pelo tempo que a menina quisesse. Pequitita saiu sem sentir o chão que estava sob seus pés.
Eu que escrevi o livro me surpreendi com a atitude daquela mãe e de como uma tão pequena como Malvina, pode se tornar má ao sentir-se ameaçada... Ela era uma menina frágil que corrompida pela inveja toma uma atitude feia dessas.
Parou ficou a pensar na atitude de sua mãe! Não tinha motivos para agir daquela maneira com Pequitita, pois tinha tudo o que queria. Uma família unida, sempre juntos, o contrário de Pequitita.
OBS: Recontando Contos
Atividade desenvolvida com o 3º ano do EM.
“Felicidade Clandestina” ( Clarice Lispector)
quinta-feira, julho 17, 2008
Aprender tecnologias
Nós, professores da EEB Francisco Brasinha Dias participamos da segunda etapa do curso do Linux, no dia 17 de julho. Aprendemos muito, nos divertimos e trocamos "figurinhas".
Há a necessidade de nos organizar, nos empenhar para aprender a aprender as novas tecnologias .
Não devemos nos intimidar diante do novo. Afinal, somos eternos aprendizes. Estamos na busca constante de novos saberes...
Hoje foi um dia importante, aprendemos um pouquinho mais. Agradecemos as gurias do NTE que estiveram aquí nos orientando, nos ensinando.
Foi muito show o dia de hoje. Isso vai ficar na história deste blog.