quarta-feira, agosto 14, 2013

Reforço escolar - 6 ano - Ensino Fundamental



VAMOS PENSAR UM POUCO!!!

Leitura e interpretação de história em quadrinhos
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEinNpae6zxRxhpcXPI0VqaCS-_W97Z3PLiHqa6TP67ZBEJfkJJuhmK_vPBhwuk3_s7g-kbQ7xdqtNqsYYveDyTCOfF984WSadIbTT4n8LogTv5VIByh4p3EGdC3VMhG78jIUFUMwRJ8rmjq/s1600/historia+em+quadrinho+impress%C3%A3o.png












1) Responda com base na história em quadrinho acima:

a.Nas histórias em quadrinhos, o que os personagens falam é apresentado em balões de fala. Releia o balão do último quadrinho: “Lembra-se quando pensamos que delegando funções a eles nós os faríamos se comportarem como adultos? Funcionou.” Explique o significado da palavra delegar.

b. Pela história ficamos sabendo de uma função que os pais delegaram aos filhos. Qual foi?
c. Como essa função foi distribuída entre os dois filhos?

d. Que argumento o irmão usa para justificar que a irmã deve levar o lixo para fora, naquele dia?

e. Que argumento a menina usa para rebater o argumento do irmão?

f. O irmão concordou ou não com o argumento da irmã? Que novo argumento ele usa para defender seu ponto de vista?

g. Os filhos discutem, brigam, acusando um ao outro. Para o pai, esse é um comportamento próprio de crianças e pré-adolescentes, ou é um comportamento de adultos? Justifique sua resposta.

h. Com que objetivo os pais delegaram função aos filhos?

i. No primeiro quadrinho, o que é que os dois irmãos estão lendo? Como eles estão se sentindo?

j. No segundo e no terceiro quadrinhos, as expressões dos rostos, os gestos, as atitudes dos dois irmãos mostram o que eles estão sentindo: o que é?

k. Enquanto o pai está falando com a mãe no último quadrinho, o que está acontecendo entre os dois irmãos? Como ficamos sabendo?

l. No primeiro quadrinho há um substantivo comum, simples e concreto. Qual é?


2. Identifique as frases abaixo em: interrogativa, declarativa, imperativa e exclamativa.

a) Menino levado!!! Isso não se faz.
b) Por favor! Traga-me um copo com água.
c) Devolva meu brinquedo!
d) Quando você terá juízo?
e) Não vou brincar com a boneca.
f) Por que você não foi à escola?
g) Gosto de estudar.
h) Nossa! Que susto!

3. Informe se as frases abaixo são nominais ou verbais.

a) O menino e o Lobo.
b) Ele é um menino levado.
c) Consertei seu brinquedo.
d) Coitada daquela garota.
e) A menina arrancou a cabeça da boneca.
f) O velho e o mar.
g) Não fomos ao parque.
h) Por favor! Empreste-me seu livro.

4. Complete o texto com os substantivos adequados, para que a história não perca o sentido.

aventuras - Itatiaia - amigos - corredeira - medo - rio - galhada - criança - bote

“Uma vez eu me perdi na serra de ....................... . Fiquei 24 horas andando, sem dormir e sem comer. [...] Mas a vez que tive mais ....................... foi quando eu e uns .......................... estávamos descendo o ........................... Formoso, no Mato Grosso, e uma .............................. sugou o ............................. para o fundo do rio. Fiquei enroscado numa ................ e não conseguia me soltar. Logo estava pronto para outra, mas que sufoco [...] Quase morri. Sempre me pergunto por que entro nessas ..................... . Acho que é por necessidade. Desde .................... sou assim e não consigo parar [...]".


Poemas - Texto I

Lembrem-se:  cada linha poética do texto é um verso.

Mãe
De patins, de bicicleta,
de carro, de avião,
nas asas da borboleta
e nos olhos do gavião;
de barco, de velocípedes,
a cavalo num trovão,
nas cores do arco-íris,
no rugido de um leão;
na graça de um golfinho
e no germinar do grão.
Teu nome eu trago, mãe,
na palma da minha mão.
                      (Sérgio Capparelli)


5) Sobre o poema MÃE, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

a) (    ) Ele é composto de 12 estrofes e 1 verso.
b) (    ) Ele é composto de 1 estrofe e 12 versos.
c) (    ) Fala sobre o amor da mãe para o filho.
d) (    ) Fala sobre o amor do filho para a mãe.

6) Que palavras conferem rima ao poema? Retire alguns exemplos do poema.


Texto II
Poesia
Gastei uma hora pensando um verso
que a pena não quer escrever.
No entanto ele está cá dentro
inquieto, vivo.
Ele está cá dentro
e não quer sair.
Mas a poesia desse momento
inunda minha vida inteira.
                       (Carlos Drummond de Andrade)


7) Leia estes versos - “Gastei uma hora pensando um verso
                                   que a pena não quer escrever”
Faça o que se pede:
I) A palavra PENA significa: 
         a) Papel
         b) Caneta
         c) Pincel
         d) Borracha

8) Que lugar o poeta determina quando escreve “No entanto ele está cá dentro”?


9) Quem é o autor do texto II?


10) Vamos ver se você sabe prestou atenção. Explique o que é verso:

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